7a. turma de permacultores sai do fornoTurmas

01/07/2015 19:11
Isadora

A 7ª turma: Bruno, Isadora, Alice, Ingo, Jackson, Leticia, Thiago, Luísa, Gabriela, Laura, Igor, Fabiana, Camila e Júlia. Jonatan e Caroline (os fugidos da foto em destaque).

Por meio da disciplina Introdução à Permacultura (GCN7938), o NEPerma acaba de formar mais 16 novxs permacultorxs. No total, 138 educandos se formaram pelo Núcleo em ações de ensino e extensão.

Esta turma seguiu na mesma linha das anteriores, com participação de alunos da UFSC de diferentes cursos de graduação, dentre eles, geografia, geologia, letras, psicologia, agronomia e outros. Desta forma, o NEPerma confirma seu compromisso com a  transdisciplinaridade na academia.

 

7a_turma_jonatan

Jonatan que fugiu da foto.

7a_turma_carol

Caroline que se bandeou para o Ciência sem Fronteiras.

O projeto final de planejamento territorial desenvolvido pelos alunos do semestre 2015/2, envolveu a criação de uma proposta de sede para a Associação Campo e Ervas de São Pedro de Alcântara (ACESPA), na grande Florianópolis. A turma foi divida em três grupos, que apresentaram diferentes ideias em relatórios, mapas e maquetes digitais. Os trabalhos serão levados para a ACESPA para discussão de iniciativas de implantação da nova sede da associação.

Com esta ação junto a ACESPA, o NEPerma vem promovendo a promoção da permacultura na grande Florianópolis, uma vez que têm promovido cursos de planejamento permacultural para agricultores, extensionistas rurais e entusiastas, viabilizando, desta forma, o entendimento de novas e sustentáveis formas de desenvolvimento.

Alguns depoimentos dos estudantes e, agora, permacultorxs que poderão compartilhar seus conhecimentos com a sociedade:

Vejo a permacultura como uma visão de mundo sensitiva e amorosa, servindo como base para uma ação mais consciente como indivíduo e em comunidade. Camila Abbatapaulo (Geografia)
Permacultura é acima de tudo, um estilo de vida, que nos proporciona enxergar e dar valor às pequenas coisas, e não só em relação às questões materiais, mas sim de convívio, empatia, amor e carinho ao próximo. Laura Pereira (Geologia)
A permacultura me fez enxergar, mais do que nunca, que o homem é parte do meio ambiente e, por isso, deve trabalhar com ele, e não tentar controlá-lo. A permacultura, então, seria um estilo de vida, aonde as pessoas utilizam os princípios dela no seu dia a dia, buscando diminuir o seu impacto na natureza. Alice da Cruz (Engenharia Sanitária e Ambiental)
Permacultura significa um estilo de vida em que o homem respeita o ambiente como um todo e, busca na natureza o conhecimento para poder imitá-la. Jackson Baumann (Agronomia) 
Permacultura para mim é planejamento de espaços sustentáveis que leva em consideração o saber popular, a observação dos processos orgânicos da natureza e a conexão humana com seu contexto que vive. Júlia Albertoni (História)
Levo a permacultura para minha vida como algo ainda a conquistar. Será daqui para frente uma busca pela mudança e sair da zona de conforto. Fabiana Martins (Geografia)
A permacultura se preocupa com a vida no planeta, com a saúde da água, da terra, dos animais e das plantas, se importa com a saúde física e mental das pessoas que está cada vez mais comprometida e propõe mudanças práticas. Luísa Prudêncio (Psicologia)
Tags: PDCTurmas