NEPerma conclui o segundo bloco do curso de permacultura

20/07/2014 19:24
Visita técnica a propriedade de Anastácia Schmitt.

O NEPerma concluiu nesta semana o segundo bloco do Curso de Planejamento Permacultural na grande Florianópolis. Este módulo focou no tema produção de alimentos, onde foram abordados o manejo ecológico de solos, ecologia cultivada, plantas alimentícias não convencionais e sistemas agroflorestais. Os permacultores Marcelo Venturi, Grasiela Willrich e Jefferson Mota compartilharam seus conhecimentos com a turma de alunos, que abrange predominantemente agricultores a extensionistas rurais.

Neste segundo bloco os alunos meteram a mão-na-massa, aprendendo desde o manejo de plantas espontâneas, uso do pé-de-galinha para estabelecimento de canais de infiltração/escoamento e plantio de arranjos agroflorestais.

Visita à propriedade do permacultor Jorge Silva.

O bloco contou com duas visitas técnicas de campo, uma à propriedade da aluna Anastácia em São Pedro de Alcântara e outra, na propriedade do permacultor Jorge Silva no município de Anitápolis-SC.

Alunos aprendendo o uso do pé-de-galinha para estabelecimento do canal de infiltração/escoamento.

O curso completo envolverá os alunos num total de 105 horas em 5 blocos. Os próximos apresentarão manejo de águas, estruturas invisíveis, diagnóstico rural participativo e acesso a mercados. O curso terá como avaliação final a construção de um projeto permacultural do espaço produtivo, baseado em unidades familiares produtivas dos próprios alunos.

O curso de planejamento permacultural do projeto Terra Permanente tem o apoio do MDA e CNPq.

Tags: Educação ambientalEnsino de permaculturaTerra Permanente