NEPerma e CAMP promovem mutirão no bosque do CFH

01/09/2015 15:16
A turma carregando composto para os canteiros

NEPerma e o Centro Acadêmico Martelo de Prata do curso de graduação em geologia promoveram na última sexta, uma ação coletiva de construção de canteiros em uma área de erosão no bosque do CFH. Foi mais uma etapa do projeto de Recuperação de Áreas Degradadas do Bosque do CFH, que conta com a parceria da Gestão Ambiental da UFSC.

O mutirão congregou alunos dos cursos de geologia e geografia em ações que envolveram a implantação de canteiros em nível para a contenção de processos erosivos e a reorganização do Sistema Agroflorestal adotado para recomposição de margem de um dos córregos que corta o bosque.

Canteiros para contenção de processo erosivo junto ao planetário.

A prática mostrou que muitas mãos dão conta com maior facilidade de tarefas repetitivas, tão necessárias para o estabelecimento de um cenário que seja favorável a abundância de espécies vegetais alimentícias, tornando o bosque um local de confraternização e aprendizado.

As atividades do projeto vinham acontecendo há pelo menos 6 meses e contam com o empenho de dois bolsistas, Guilherme Fabrin (geografia) e Pedro Buss (biologia), que seguem tocando o manejo das áreas escolhidas como prioritárias para a recuperação ambiental. Desde agosto, a realização de ações coletivas estão sendo possíveis por meio da aquisição de um conjunto de ferramentas.

Novas oficinas e cursos estão por vir. Caso deseje participar das ações entre em contato com o NEPerma –

Tags: Educação ambiental