NEPerma forma mais uma turma de permacultores

09/12/2014 19:06
A turma formada por Rodrigo, Pricilla, Isadora, Raiza (bis), Vanessa, Morgana, Guilherme, Fernanda, Ana, Pedro, Marlon, Caio, Gabriel, Patrícia, Flamissiano, João Armondi e João Gomes

A turma formada por Rodrigo, Priscilla, Isadora, Raiza (bis), Vanessa, Morgana, Guilherme, Fernanda, Ana, Pedro, Marlon, Caio, Gabriel, Patrícia, Flamissiano, João Armondi e João Gomes

Valorizando a diversidade, principalmente de cursos de origem, o NEPerma formou neste semestre mais 18 novos permacultorxs,  por meio da disciplina Introdução à Permacultura GCN7938. No total, 100 educandos se formaram pelo Núcleo em seis edições do curso, que também será ofertado no semestre de 2015/1.

As permacultoras fujonas, Agnis e Aline.

O projeto final de planejamento territorial desenvolvido pelos alunos, envolveu a criação de uma proposta de sede para a Associação Campo e Ervas de São Pedro de Alcântara (ACESPA), na grande Florianópolis. A turma foi divida em três grupos, que apresentaram diferentes ideias em relatórios, mapas e maquetes digitais. Os trabalhos serão levados para a ACESPA para discussão de iniciativas de implantação da nova sede da associação.

Com esta ação junto a ACESPA, o NEPerma vem promovendo a promoção da permacultura na grande Florianópolis, uma vez que têm promovido cursos de planejamento permacultural para agricultores extensionistas rurais e entusiastas, viabilizando, desta forma, o entendimento de novas e sustentáveis formas de desenvolvimento.
Projeto de sede apresentado pelo grupo de alunos.

A continuidade da parceria ACESPA e NEPerma e das atividades promovidas dependerá agora, da fixação da ACESPA junto ao Campo de Demonstração, uma área da CIDASC situada em São Pedro de Alcântara. O NEPerma entende que a área é fundamental para a prática de ações em permacultura, desde a promoção de cursos de extensão até a realização de experimentos, que serão a base das atividades de ensino, desenvolvidas desde 2012.

O planejamento está em curso. A construção de uma nova sede, pensada sob os moldes da permacultura e que valoriza o saber local e as atividades comunitárias já prestadas pela ACESPA, depende agora da efetivação do local como área experimental.
Tags: PDCTurmas