Professores de Joinville recebem a permacultura

25/05/2017 13:29

Palestra no campus da UFSC em Joinville.

No dia 18 de maio, a palestra “O que é permacultura?” foi apresentada para um grupo de professores da rede municipal, estadual e particular do ensino fundamental e médio da região de Joinville.

A atividade foi uma solicitação da professora Andréa Pfützenreuter e também, uma  iniciativa vinculada ao Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia do Departamento das Engenharias da Mobilidade. Segundo Andréa “quando soubermos o real sentido do cuidar, promoveremos uma educação de consciência com o uso eficiente da tecnologia”. Dentro desse contexto, a permacultura possibilita um melhor entendimento sobre o nosso papel enquanto espécie para estabelecer relações harmoniosas com o ambiente que nos abriga, utilizando tecnologias sociais e de baixo impacto.

Após a palestra, os professores debateram sobre a importância de se ter a permacultura como via para ensinar educação ambiental nos currículos das escolas, pois ela possibilita com que o tema, por se tratar de uma linha de pensamento transversal aos demais ensinamentos, possa ser incorporado à vida dos educandos.