Rede brasileira de núcleos de estudos em permacultura

A Rede NEPerma Brasil é constituída pelos Núcleos de Estudos em Permacultura existentes em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Ela foi constituída em julho de 2017, na ocasião do 1° Curso de Planejamento em Permacultura, realizado em Florianópolis na UFSC, oferecido para servidores professores e técnicos de apoio ao ensino, vinculados a IFES.

O propósito da Rede NEPerma Brasil é estimular o intercâmbio de experiências de extensão, ensino e pesquisa em permacultura, que estão sendo desenvolvidas nas diferentes IFES. No eixo do ensino, a Rede busca estimular a implementação de disciplinas e cursos, que versam sobre a permacultura nos mais diferentes graus, desde o ensino técnico, passando pela graduação e abrangendo a pós-graduação. No que tange a extensão e a pesquisa, a Rede funciona como um ambiente de colaboração e apoio para a criação e desenvolvimento de iniciativas que promovam a permacultura em meio acadêmico e no campo.

Hoje a Rede conta com a participação de Núcleos de Estudos em Permacultura nas seguintes universidades:

Em outras IFES estão sendo desenvolvidas iniciativas que incluem a permacultura de diferentes formas, destacando-se o uso da mesma para fins de ensino e como parte dos currículos de disciplinas. Um exemplo disso ocorre na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), onde o curso de Agronomia com linha de formação em Agroecologia, possui como componente curricular a disciplina Permacultura, que é optativa e possui 30 horas/aula. Nela são enfatizados os princípios de planejamento em permacultura, com destaque à bioarquitetura. Também na UFFS, os componentes curriculares Agroecologia I e II, Correntes da Agricultura e Agroecologia (este último ministrado para o curso de Interdisciplinar em Educação do Campo) abordam os princípios de planejamento da permacultura.

Sua instituição possui um Núcleo de Estudos em permacultura? Então, agregue sua força a Rede NEPerma Brasil.

Manifesto em prol da criação de cursos de permacultura em Instituições Federais de Ensino Superior