Ensino

EDC1476 – Introdução à permacultura

Disciplina optativa vinculada ao Departamento de Educação do Campo da UFSC. Envolve a temática ambiental sob a ótica do planejamento permacultural e tem como objetivo, introduzir aspectos da permacultura para a compreensão da gestão sistêmica de recursos naturais energéticos, alimentícios e hídricos. Busca discutir a sustentabilidade de processos orgânicos e sua influência na organização social.

Apresenta como programa o mesmo currículo do Curso de Planejamento em Permacultura (PDC – Permacultural Design Course), reconhecido internacionalmente.

Ementa: Contexto histórico. Éticas e princípios de planejamento. Conceitos fundamentais de ecologia. Padrões naturais. Leitura da paisagem. Método de planejamento do espaço. Solos. Ecologia cultivada. Águas.Arquitetura e permacultura. Permacultura urbana. Ervas medicinais. Planejamento para eventos extremos. Energias. Permacultura, sociedade e educação do campo.

ENR5002 – Agricultura Orgânica, Permacultura e Agricultura Urbana

Disciplina optativa vinculada ao Departamento de Engenharia rural da UFSC. Busca capacitar os participantes a projetar e implantar sistemas de produção de alimentos em comunidades de forma participativa, considerando elementos permaculturais, de agricultura orgânica e urbana, com utilização de fontes de fertilidade a partir de resíduos orgânicos e de água por meio de captação de chuva.

Ementa: Agricultura orgânica: fusão de conhecimento tradicional com conhecimento científico. Práticas indígenas, africanas e asiáticas. Permacultura. Projetos de sistemas produtivos específicos com espécies vegetais perenes e anuais. Estratégias comunitárias e urbanas para reciclagem de água e de resíduos orgânicos. Legislação e certificação.

Especialização em permacultura

O curso de especialização em permacultura busca o atendimento às demandas de ensino, extensão e pesquisa, constatadas a partir do trabalho realizado pelo NEPerma/UFSC. O curso visa qualificar, pela pós-graduação Lato Sensu, profissionais de diferentes áreas do conhecimento buscando complementar suas formações profissionais, para atuação na gestão de recursos naturais, com conhecimentos técnico-científicos e socioculturais, segundo os princípios da permacultura, que permitam absorver e desenvolver novas tecnologias e métodos apropriados à permanência da espécie humana no planeta.