Vagas remanescentes em Permacultura 2024

22/02/2024 22:27

A disciplina Introdução à permacultura da UFSC – Curso de Planejamento em Permacultura ou Permaculture Design Certificate – está com vagas para participantes da sociedade em geral (não-alunos). Serão duas turmas, uma em Imaruí e a outra em Florianópolis.

Turma de Imaruí – as aulas serão aos sábados o dia todo, de março a maio. Veja o cronograma:

• 23 mar
    • Apresentação da disciplina – História da permacultura. Inspiração. Por quê Permacultura?.
    • Éticas e princípios de planejamento.
  • 6 abr
    • Conceitos fundamentais de ecologia.
    • Padrões físicos e temporais, funções, percepção, interpretação e aplicação.
  • 13 abr
    • Leitura da paisagem, leitura do perfil natural e estratégias em diferentes climas.
    • Método de planejamento do espaço – as zonas, setores, fluxos energéticos, análise de elementos e localização relativa.
  • 20 abr
    • Solos e suas características, importância, identificação e manejo.
    • Ecologia cultivada – tipos de agroecossistemas, estratégias de cultivo, animais como elementos e estratégias em diferentes biomas.
  • 27 abr
    • Águas em um contexto de escala global e local. Água como elemento da paisagem, características, necessidades e funções, sistematização das águas no espaço de planejamento, manutenção da qualidade e tecnologia apropriadas.
    • Energias – fluxos energéticos na paisagem planejada, técnicas e tecnologias apropriadas para manejo.
  • 11 mai
    • Arquitetura e permacultura – conceitos fundamentais, histórico, contexto e sistemas estruturais.
    • Planejamento para eventos extremos – compreensão e estratégias de planejamento para eventos preveníveis e mitigáveis.
  • 18 mai
    • Permacultura na escola.
    • Estruturas invisíveis, sociedade e educação do campo – papel social da permacultura, ecodesenvolvimento, sistemas econômicos, estratégias para organização social, questões educacionais e legais.
  • 25 mai
    • Apresentação dos projetos finais.
    • Avaliação do curso e finalizações.

Turma de Florianópolis – as aulas serão nas tardes das terças no CED – Campus Trindade – de março a junho. Veja o cronograma:

• 12 mar – Apresentação da disciplina – História da permacultura. Inspiração. Por quê Permacultura?.
  • 19 mar – Éticas e princípios de planejamento.
  • 26 mar – Conceitos fundamentais de ecologia
  • 2 abr – Padrões físicos e temporais, funções, percepção, interpretação e aplicação.
  • 9 abr – Leitura da paisagem, leitura do perfil natural e estratégias em diferentes climas.
  • 16 abr  – Método de planejamento do espaço – as zonas, setores, fluxos energéticos, análise de elementos e localização relativa.
  • 23 abr – Solos e suas características, importância, identificação e manejo.
  • 30 abr  – Ecologia cultivada – tipos de agroecossistemas, estratégias de cultivo, animais como elementos e estratégias em diferentes biomas.
  • 4 mai – Aula de Campo no Sítio Silva em Anitápolis
  • 7 mai – Águas em um contexto de escala global e local. Água como elemento da paisagem, características, necessidades e funções, sistematização das águas no espaço de planejamento, manutenção da qualidade e tecnologia apropriadas.
  • 14 mai – Energias – fluxos energéticos na paisagem planejada, técnicas e tecnologias apropriadas para manejo.
  • 21 mai – Arquitetura e permacultura – conceitos fundamentais, histórico, contexto e sistemas estruturais.
  • 28 mai – Permacultura urbana.
  • 4 jun – – Planejamento para eventos extremos – compreensão e estratégias de planejamento para eventos preveníveis e mitigáveis.
  • 11 jun – Estruturas invisíveis, sociedade e educação do campo – papel social da permacultura, ecodesenvolvimento, sistemas econômicos, estratégias para organização social, questões educacionais e legais.
  • 18 jun – Apresentação dos projetos finais.
  • 25 jun – Avaliação do curso e finalizações

As aulas serão presenciais e estão previstas atividades de campo que demandarão custos de transporte e alimentação a serem bancadas pelos alunosA UFSC não fornecerá transporte para deslocamento ao local das aulas, tampouco alimentação.

Interessados em cursar a disciplina deverão preencher informações básicas aqui e comparecer nos locais das aulas, que serão divulgados nessa mesma postagem. As vagas serão preenchidas pela ordem cronológica de preenchimento do formulário de inscrição.

Os participantes que concluírem disciplina no formato de curso receberão certificado da Rede NEPerma Brasil.

Gostou dessa iniciativa? Gostaria de ver mais permacultura em universidades? Assine o abaixo-assinado da Rede NEPerma Brasil em prol da criação de cursos de graduação em permacultura.