20ª turma é certificada em 2019/2

21/12/2019 22:03

Permaculturandos em visita técnica no Sítio Silva em Anitápolis. A propriedade conta com o planejamento do permacultor Jorge Silva, referência em Santa Catarina.

Nesse segundo semestre de 2019 o NEPerma concluiu a formação de sua 20ª turma de PDC. Alunos de diferentes cursos de graduação da UFSC e pessoas da comunidade puderam compartilhar suas experiências e aprender com outros, ao longo da formação básica em permacultura.

Sob a tutela do Prof. Arno Blankensteyn (âncora do semestre) e da estagiária de docência e doutoranda Juceli Silva, a disciplina contou com a colaboração de 11 instrutores, incluindo professores, servidores técnicos, ex-alunos, agricultores e praticantes da permacultura.

Somando mais 21 concluintes, com essa turma o NEPerma já certificou mais de 290 pessoas para desenvolver ações, projetos e iniciativas utilizando a lógica e a filosofia de planejamento da permacultura.

O projeto final de planejamento do semestre ocorreu em Imbituba, na propriedade rural de Alexandre Pereira, entusiasta da permacultura, que agora conta com quatro diferentes projetos de design para estabelecer rumos de gestão da propriedade.

Turma em atividade de campo em Imbituba.

O NEPerma está em processo de migração para o Departamento de Educação do Campo e, por esse motivo, não ofertará a disciplina “Introdução à permacultura” pelo código GCN7938 em 2020/1. No semestre que se iniciará, uma edição de teste ocorrerá no planalto catarinense apenas para alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Após esse período, a intenção do NEPerma é reestabelecer uma nova disciplina, com programa revisado e atualizado.

Tags: EcoformaçãoPDCTurmas