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Graduação em Permacultura na 21ª SEPEX
Publicado em 13/11/2024 às 07:48O NEPerma/UFSC esteve presente na edição da SEPEX 2024 com um estande recheado de informações acerca das atividades de Ensino, Extensão e Pesquisa, desenvolvidas na UFSC.
Ausente da SEPEX desde 2014, o NEPerma retornou a essa edição para divulgar suas ações que são oferecidas há mais de uma década para a sociedade. Nas edições em que não esteve presente na Semana, o NEPerma esteve desenvolvendo importantes projetos de popularização da permacultura, como o Curso de Planejamento em Permacultura para educadores, a Especialização em Permacultura e a oferta da disciplina de Introdução à permacultura para alunos de graduações da UFSC.
O tema principal do estande dessa edição foi a criação de um curso de Graduação em Permacultura, que representa a consolidação das ações de ensino desenvolvidas na caminhada do NEPerma, em parceria com a Rede NEPerma Brasil. O curso de graduação é uma aspiração dos professores que trabalham com a pauta do desenvolvimento da permacultura em ambiente acadêmico. A proposta do curso conta com um currículo atualizado, que dialoga com os desafios da humanidade no cenário de emergência climática que se intensifica, para a formação de jovens e adultos mais autônomos que almejam o fortalecimento das comunidades onde vivem.
Acompanhe as ações do NEPerma/UFSC e da Rede NEPerma Brasil por meio dos nossos canais de comunicação.
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Marizá e Marsha Hanzi estão em episódio avulso do Permacultura em prosa
Publicado em 22/10/2024 às 20:18Marsha Hanzi é uma personagem icônica na permacultura brasileira. Formada pela primeira turma em 1992, seus anos de experiência e luta na difusão da permacultura no Brasil, nos mostram muitas possibilidades de caminharmos para um futuro de energia em decrescimento e exigentes adaptações ao novo regime climático.
Nesse episódio do Permacultura em prosa visitamos Marsha Hanzi nos Jardins Marizá em Tucano/BA. Na entrevista, ela nos conta um pouco sobre sua história e da permacultura no Brasil. Desde constatações de manejo no semiárido e temas mais polêmicos como a educação básica, Marsha fala da sua experiência passados 21 anos de vivências da permacultura no nordeste brasileiro. Fique à vontade e confira essa prosa em todos seus detalhes.
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Visita na UFCA reforça criação de cursos de graduação em Permacultura
Publicado em 14/09/2024 às 17:52O NEPerma/UFSC esteve presente em duas reuniões na Universidade Federal do Cariri nos dias 2 e 3 de setembro para dialogar sobre a criação de cursos de graduação em instituições públicas de ensino.
Em reunião com Silvério de Paiva Freitas Júnior, engenheiro agrônomo e reitor da UFCA, a professora Francisca Pereira dos Santos e Arthur Nanni dialogaram sobre a importância da criação de frentes de ensino da Permacultura, incluindo a graduação, visando preparar as futuras gerações para os desafios ambientais que as mudanças climáticas estão impondo ao planeta.
A UFCA foi pioneira no Brasil no que tange ao ensino de Permacultura em universidades públicas brasileiras, operando com um Núcleo de Extensão, Informação e Educação em Permacultura desde 2011 e a oferta de um curso de especialização, concluído em 2017. Atualmente a permacultura segue sendo ensinada por meio de disciplinas de graduação.
O NEPerma UFSC seguiu os passos avançados pelos colegas da UFCA e vem desde 2012 ensinando Permacultura por meio de disciplinas de graduação e, também, pela oferta de cursos de pós-graduação, em nível de especialização, onde há a atuação conjunta de docentes de ambas as instituições.
Na ocasião foi apresentado um resumo da proposta de um curso de graduação em Permacultura, que segue em análise no Centro de Ciências Agrárias da UFSC.
Entusiasta da Permacultura, Silvério convocou uma segunda reunião com a direção do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA), que sinalizou positivamente à análise de uma proposta de curso, que segue em formulação pelos colegas permacultores da UFCA.
Gostaria de ver cursos de graduação em Permacultura em universidades públicas? Assine aqui.
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Graduação em Permacultura na UFSC
Publicado em 01/07/2024 às 10:06Dia 8 de julho no auditório do CCA, haverá a apresentação pública da proposta de um Curso de Graduação em Permacultura na UFSC.
Há mais de uma década o Núcleo de Estudos em Permacultura da UFSC vem trabalhando para popularizar a permacultura, uma ciência socioambiental de planejamento de ambientes humanos autossustentáveis. Em 2024 estamos propondo a criação de um curso de Graduação junto ao Centro de Ciências Agrárias da UFSC.
Ainda não sabe bem o que é permacultura? Veja um vídeo e entenda melhor.
Quer saber mais sobre a proposta? Acesse os documentos a seguir:
Assista à apresentação na íntegra
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NEPerma certifica tecnologia social na FBB
Publicado em 25/06/2024 às 13:55O NEPerma UFSC certificou junto a Fundação Banco do Brasil, a tecnologia social “Pirambeira produtiva”. A tecnologia é desenvolvida na área experimental do Núcleo desde 2017, a partir da lógica da permacultura e, busca habilitar para a produção agroecológica, encostas situadas em condições de terrenos declivosos. Sua sistematização caminha no sentido de estabelecer Sistemas Agroflorestais de Carona em encostas fortemente inclinadas, geralmente descartadas por agricultores familiares em virtude das dificuldades de manejo, ou usadas para a produção, mas a custa de muito esforço físico.
A Pirambeira produtiva possibilita o uso desses espaços por meio de dispositivos de manejo pensados para atenderem a ergonomia das pessoas, buscando facilitar o manejo das culturas. Sistematizada para implantar Sistemas Agroflorestais “de carona”, com o uso do pé-de-galinha, instrumento conhecido mundialmente como o “canivete suíço” dos permacultores, por ser de fácil operação e baixo custo para ser construído.
Saiba mais informações sobre a Pirambeira produtiva diretamente no site da Rede Transforma, de tecnologias sociais.
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A Permacultura na beira do abismo: colapso, sobrevivência e nomadismo
Publicado em 24/06/2024 às 20:47Gil Caruso traz uma reflexão sobre um processo de colapso que se anuncia no horizonte. As mudanças climáticas e a escassez de matérias-primas energéticas mostram que as fissuras do sistema capitalista estão aumentado. Essa transformação provavelmente atingirá todo o planeta, sendo que cada região será mais ou menos afetada a depender do seu vínculo com esse sistema globalizado. Nos anos 1970, a permacultura foi criada como uma resposta a uma previsão semelhante, com a esperança de construir ao longo do tempo uma cultura sustentável. Hoje as catástrofes climáticas se multiplicam e o gasto energético humano segue aumentando. Como seria uma permacultura com o colapso batendo à porta?
A obra é parte do acervo dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Permacultura, ofertado pelo NEPerma/UFSC e a Rede NEPerma Brasil.
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Imaruí passa contar com mais permacultores
Publicado em 09/06/2024 às 19:31Concluída em 8 de junho mais uma disciplina de Introdução à permacultura, certificando mais 11 permacultores da cidade de Imaruí no sul do estado de Santa Catarina.
Composta por educandos da primeira fase do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, a turma vivenciou os aprendizados da permacultura em seu próprio município, finalizando sua formação com o planejamento de uma unidade familiar rural.
Os novos permacultores seguem movimentando ações de planejamento e iniciativas de organização social comunitária, fortalecendo a Educação do Campo em sua região.
A disciplina Introdução à permacultura é ofertada desde 2012 na UFSC e conta com currículo reconhecido internacionalmente por meio do Permaculture Design Course ou Curso de Planejamento em Permacultura.
A permacultura é uma ciência socioambiental que congrega saberes científicos e populares para construir e gerenciar espaços humanos autossustentáveis. Quer ver mais permacultura em universidades e institutos federais? Clique aqui e participe da nossa campanha pela criação de cursos na rede pública de ensino superior.
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Vagas remanescentes em Permacultura 2024
Publicado em 22/02/2024 às 22:27A disciplina Introdução à permacultura da UFSC – Curso de Planejamento em Permacultura ou Permaculture Design Certificate – está com vagas para participantes da sociedade em geral (não-alunos). Serão duas turmas, uma em Imaruí e a outra em Florianópolis.
Turma de Imaruí – as aulas serão aos sábados o dia todo, de março a maio. Veja o cronograma:
- 23 mar
- Apresentação da disciplina – História da permacultura. Inspiração. Por quê Permacultura?.
- Éticas e princípios de planejamento.
- 6 abr
- Conceitos fundamentais de ecologia.
- Padrões físicos e temporais, funções, percepção, interpretação e aplicação.
- 13 abr
- Leitura da paisagem, leitura do perfil natural e estratégias em diferentes climas.
- Método de planejamento do espaço – as zonas, setores, fluxos energéticos, análise de elementos e localização relativa.
- 20 abr
- Solos e suas características, importância, identificação e manejo.
- Ecologia cultivada – tipos de agroecossistemas, estratégias de cultivo, animais como elementos e estratégias em diferentes biomas.
- 27 abr
- Águas em um contexto de escala global e local. Água como elemento da paisagem, características, necessidades e funções, sistematização das águas no espaço de planejamento, manutenção da qualidade e tecnologia apropriadas.
- Energias – fluxos energéticos na paisagem planejada, técnicas e tecnologias apropriadas para manejo.
- 11 mai
- Arquitetura e permacultura – conceitos fundamentais, histórico, contexto e sistemas estruturais.
- Planejamento para eventos extremos – compreensão e estratégias de planejamento para eventos preveníveis e mitigáveis.
- 18 mai
- Permacultura na escola.
- Estruturas invisíveis, sociedade e educação do campo – papel social da permacultura, ecodesenvolvimento, sistemas econômicos, estratégias para organização social, questões educacionais e legais.
- 25 mai
- Apresentação dos projetos finais.
- Avaliação do curso e finalizações.
Turma de Florianópolis – as aulas serão nas tardes das terças no CED – Campus Trindade – de março a junho. Veja o cronograma:
- 12 mar – Apresentação da disciplina – História da permacultura. Inspiração. Por quê Permacultura?.
- 19 mar – Éticas e princípios de planejamento.
- 26 mar – Conceitos fundamentais de ecologia
- 2 abr – Padrões físicos e temporais, funções, percepção, interpretação e aplicação.
- 9 abr – Leitura da paisagem, leitura do perfil natural e estratégias em diferentes climas.
- 16 abr – Método de planejamento do espaço – as zonas, setores, fluxos energéticos, análise de elementos e localização relativa.
- 23 abr – Solos e suas características, importância, identificação e manejo.
- 30 abr – Ecologia cultivada – tipos de agroecossistemas, estratégias de cultivo, animais como elementos e estratégias em diferentes biomas.
- 4 mai – Aula de Campo no Sítio Silva em Anitápolis
- 7 mai – Águas em um contexto de escala global e local. Água como elemento da paisagem, características, necessidades e funções, sistematização das águas no espaço de planejamento, manutenção da qualidade e tecnologia apropriadas.
- 14 mai – Energias – fluxos energéticos na paisagem planejada, técnicas e tecnologias apropriadas para manejo.
- 21 mai – Arquitetura e permacultura – conceitos fundamentais, histórico, contexto e sistemas estruturais.
- 28 mai – Permacultura urbana.
- 4 jun – – Planejamento para eventos extremos – compreensão e estratégias de planejamento para eventos preveníveis e mitigáveis.
- 11 jun – Estruturas invisíveis, sociedade e educação do campo – papel social da permacultura, ecodesenvolvimento, sistemas econômicos, estratégias para organização social, questões educacionais e legais.
- 18 jun – Apresentação dos projetos finais.
- 25 jun – Avaliação do curso e finalizações
As aulas serão presenciais e estão previstas atividades de campo que demandarão custos de transporte e alimentação a serem bancadas pelos alunos. A UFSC não fornecerá transporte para deslocamento ao local das aulas, tampouco alimentação.
Interessados em cursar a disciplina deverão preencher informações básicas aqui e comparecer nos locais das aulas, que serão divulgados nessa mesma postagem. As vagas serão preenchidas pela ordem cronológica de preenchimento do formulário de inscrição.
Os participantes que concluírem disciplina no formato de curso receberão certificado da Rede NEPerma Brasil.
Gostou dessa iniciativa? Gostaria de ver mais permacultura em universidades? Assine o abaixo-assinado da Rede NEPerma Brasil em prol da criação de cursos de graduação em permacultura.
- 23 mar
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Vai ter Permacultura em 2024.1 em duas turmas na UFSC
Publicado em 07/12/2023 às 10:15Em 2024/1 acontecerá mais uma edição da disciplina Introdução à permacultura, que possui o mesmo currículo e carga horária de um Curso de Planejamento Permacultural – CPP (Permaculture Design Course – PDC).
ATENÇÃO – SERÃO DUAS TURMAS – UMA EM IMARUÍ E OUTRA EM FLORIANÓPOLIS
No período de matrículas entre 14 e 19 de dezembro (próxima semana) procure pelo código EDC1476 – Introdução à permacultura e efetive sua matrícula na turma desejada:
- Turma de Imaruí tem o código 01334 – as aulas serão aos sábados o dia todo, de março à maio. Só se matricule se você tiver reais possibilidades de estar nos encontros. A UFSC não fornecerá transporte para deslocamento, tampouco alimentação.
- Turma de Florianópolis tem código 09334 – as aulas serão nas tardes das terças no CED – Campus Trindade.
As aulas serão presenciais e estão previstas atividades de campo que demandarão custos de transporte e alimentação a serem bancadas pelos alunos.
Gostou dessa iniciativa? Gostaria de ver mais permacultura em universidades? Assine o abaixo-assinado da Rede NEPerma Brasil em prol da criação de cursos de graduação em permacultura.
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Educação do campo visita escola criativa em Blumenau
Publicado em 12/11/2023 às 21:02Educandas do curso de Educação do campo visitaram a escola criativa Visconde de Taunay no último dia 7 de novembro. A visita foi uma aula complementar da disciplina “Introdução à permacultura” e contou com a participação das professoras Jeane e Ana da escola, do professor Arthur e alunas da turma Arandu Garapuvu, do curso de Licenciatura em Educação do campo.
A escola Visconde de Taunay é reconhecida internacionalmente como Escola Criativa e, estabelece suas ações a partir da lógica da permacultura e da ecoformação de seus discentes. Essa escolha permite efetivar a educação ambiental de crianças e jovens, que opera de forma transversal e integrada às demais disciplinas.
Na visita, a Professora Jeane Pukal contou a trajetória de desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem na escola, desde o início em 2011. Ela destacou, também, as estratégias de implantação e execução de ações por meio do protagonismo do professor articulador na escola, que possibilita que “as coisas” aconteçam. As alunas puderam conhecer melhor como a permacultura pode ser aplicada no ambiente da educação básica e, como é possível planejar os ambientes escolares por meio da lógica do seu planejamento sistêmico.