Extensão

2020 – 2021 – Permacultura em prosa – Série de sessões ao vivo com permacultores/as dialogando e trocando informações sobre as mais diferentes temáticas que envolvem o mundo da permacultura. As sessões se iniciaram com o distanciamento social imposto pela Covida-19. O projeto busca interagir com interessados nos assuntos e busca divulgar e ampliar as ações desenvolvidas pelo NEPerma.

2020 – 2022 – Ensinando permacultura – Em parceria com a Rede brasileira de Núcleos de Estudos em Permacultura vinculados à universidades e institutos federais, o projeto desenvolve uma plataforma de troca de saberes no ensino de permacultura em currículos de graduação e pós-graduação e busca expor estratégias pedagógicas para o ensino básico, almejando fortalecer a “educação ambiental” para crianças e jovens.

2019 – 2021 – Permacultura na escola – Em parceria com a Escola Básica Gama Rosa situada em São Pedro de Alcântara – SC, o projeto pretende difundir a cultura ecológica de respeito ao ambiente e demais seres vivos através de uma visão holística que promova questões socioambientais. Especificamente, o projeto busca implementar práticas permaculturais na escola para empoderar professores, alunos e pessoas voluntárias da comunidade. O projeto inclui a realização de Curso de Planejamento Permacultural (PDC) para docentes e a participação de alunos e agentes da comunidade local.

2014 – 2019 – Projeto de Recuperação Ambiental do Bosque do CFH por meio da implantação de Sistema Agroflorestal: A proposta de recuperação ambiental do bosque é uma iniciativa da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC em parceria com o NEPerma e a Comissão de Revitalização do bosque do CFH. O objetivo é aliar a recuperação das áreas degradadas à produção de alimentos através da implantação de agroecossistemas planejados segundo a filosofia da permacultura. Além disso, busca-se promover atividades de educação ambiental crítica.

2016 – 2016 – PermaChico: Formação Fransciscana em Permacultura: Iniciativa da província franciscana São Lourenço de Brindes, coordenado pelo servidor agrônomo Marcelo Venturi. Objetiva uma formação permacultural para visão ecológica de seus estudantes seminaristas em Botiatuba, Almirante Tamandaré, PR, nos moldes do Curso de Planejamento Permacultural (PDC), com duração de sete encontros presenciais e mais conteúdos compostos por textos, vídeos e exercícios à distância, com carga horária total de 120 horas.

2014 – 2016 – Terra PermanenteA etapa de extensão do projeto Terra Permanente busca capacitar multiplicadores em técnicas de produção orgânica de alimentos propostas pela permacultura e entender, como estas podem contribuir para melhorar a vida de agricultores familiares em cinco municípios da grande Florianópolis. O projeto contará com a realização de dois cursos, sendo um presencial e outro à distância nos moldes do Curso de Planejamento Permacultural (PDC).

2013 – 2014 – Permacultura na escola– Em parceria com a Escola Básica Maria Conceição Nunes o projeto pretende difundir uma cultura ecológica de respeito ao ambiente e demais seres vivos através de uma visão holística capaz de relacionar questões socioambientais. Especificamente, o projeto busca implementar práticas permaculturais na escola e envolver a comunidade escolar, capacitando e empoderando seus professores e alunos. O projeto conta com uma bolsista formada pelo Curso de Planejamento Permacultural (PDC) e um representante da escola que receberá os ensinamentos do PDC para seguir aplicando-os na escola e comunidade.

2012 – 2013 – Curso de Planejamento Permacultural – Projeto coordenado pelo professor Arthur Nanni. É baseado no curso internacional PDC (Permacultural Design Course)  e está vinculado à disciplina “Introdução a Permacultura”, oferecida pelo Departamento de Geociências. O curso tem carga horária de 72 horas e conta com atividades práticas de campo, visitas técnicas a propriedades permaculturais e realização do projeto de planejamento permacultural para obtenção do certificado de conclusão do PDC.