NEPerma testa nova ferramenta didática voltada ao ensino de SAFAS
Sistemas agroflorestais agroecológicos (SAFAS) são regularmente abordados na temática de ecologia cultivada, presente nos cursos de planejamento em permacultura (CPP) ofertados pelo NEPerma. Os SAFAS proporcionam uma sucessão vegetal manejada e com grande número de espécies alimentícias, medicinais, lenhosas e adubadeiras.
Recentemente, o agrônomo e permacultor Jefferson Mota apresentou uma nova metodologia de ensino sobre SAFAS no CPP realizado em Viçosa/MG, voltado para o público acadêmico, incluindo servidores professores, técnicos e alunos de pós-graduação.
A nova metodologia envolve o aprendizado lúdico que permite uma melhor compreensão dessa dinâmica de desenvolvimento e manejo dos SAFAS, através de métodos de ensino que vão além da projeção de fotos, vídeos, aula teórica e discussão. Com base nisso, o permacultor desenvolveu um sistema didático para montagem da Agrofloresta em sala de aula, apresentando pela primeira vez no Brasil o modelo em 3D. O material inicialmente foi desenvolvido para um curso de SAFAS aplicados à permacultura, ocorrido no Uruguai em agosto de 2019.
O modelo em 3D conta com aproximadamente 40 espécies dos diferentes estratos (andares) vegetais: rasteiro, baixo, médio, alto e emergente. As peças são confeccionadas com materiais naturais, tais como sementes, madeira e, também, materiais sintéticos, como papel, porcelana fria (biscuit) e ímãs.
A nova ferramenta está em teste e em espera-se que em breve esteja disponível para consulta e aplicação por educadores e interessados na temática.
Texto: Jefferson Mota
Revisão: Arthur Nanni