NEPerma testa nova ferramenta didática voltada ao ensino de SAFAS

20/02/2020 15:54

Apresentação da ferramenta em Viçosa/MG.

Sistemas agroflorestais agroecológicos (SAFAS) são regularmente abordados na temática de ecologia cultivada, presente nos cursos de planejamento em permacultura (CPP) ofertados pelo NEPerma. Os SAFAS proporcionam uma sucessão vegetal manejada e com grande número de espécies alimentícias, medicinais, lenhosas e adubadeiras.

Recentemente, o agrônomo e permacultor Jefferson Mota apresentou uma nova metodologia de ensino sobre SAFAS no CPP realizado em Viçosa/MG, voltado para o público acadêmico, incluindo servidores professores, técnicos e alunos de pós-graduação.

A nova metodologia envolve o aprendizado lúdico que permite uma melhor compreensão dessa dinâmica de desenvolvimento e manejo dos SAFAS, através de métodos de ensino que vão além da projeção de fotos, vídeos, aula teórica e discussão. Com base nisso, o permacultor desenvolveu um sistema didático para montagem da Agrofloresta em sala de aula, apresentando pela primeira vez no Brasil o modelo em 3D. O material inicialmente foi desenvolvido para um curso de SAFAS aplicados à permacultura, ocorrido no Uruguai em agosto de 2019.

Aplicação no curso ministrado no Uruguai.

O modelo em 3D conta com aproximadamente 40 espécies dos diferentes estratos (andares) vegetais: rasteiro, baixo, médio, alto e emergente. As peças são confeccionadas com  materiais naturais, tais como sementes, madeira e, também, materiais sintéticos, como papel, porcelana fria (biscuit) e ímãs.

A nova ferramenta está em teste e em espera-se que em breve esteja disponível para consulta e aplicação por educadores e interessados na temática.

Texto: Jefferson Mota

Revisão: Arthur Nanni