Bosque de CFH: uma sala de aula viva
O Projeto de Recuperação e Educação Ambiental no Bosque do CFH realiza desde 2015 atividades que buscam contribuir para a recuperação ambiental e para a construção de um espaço didático de ensino, voltado à reintegração das pessoas aos ecossistemas.
Através de aulas, minicursos, mutirões e atividades em uma metodologia vivencial e teórico-prática, foram recebidos acadêmicos de diferentes cursos da UFSC e UDESC, tais como, Psicologia, Educação no Campo, Geografia, Artes Visuais, Jornalismo, Agronomia, incluindo a eclética turma da disciplina “Introdução a Permacultura”, que puderam somar o exercício do olhar na perspectiva agroecológica e permacultural às suas formações curriculares.
O projeto, ao contribuir para a formação de identidade do território do Bosque, entende esse espaço como de Recuperação e Preservação Ambiental, onde o elemento humano está presente, buscando potencializar a aplicação de seus saberes e fazeres à um espaço menos urbanizado, vivo e de convívio comunitário.Assim, o bosque pode ser entendido como um laboratório a céu aberto na UFSC. Uma extensão dos tradicionais espaços fechados de aprendizagem, voltado à Educação Ambiental onde conceitos como sucessão ecológica, desenvolvimento de solos, manejo de águas e cultivo de alimentos podem ser observados, experimentados e por fim, compreendidos. O vídeo mostra um pouco da aplicação desses conceitos, da prática de trabalho do Projeto e como o bosque pode ser utilizado quanto objeto de estudo.
Quer participar? Acesse a página do projeto no Facebook ou envie um e-mail para . Convide-se para os mutirões que ocorrem todas as sextas-feiras às 9h ou apareça na sala do NEPerma, que fica no sexto andar do Bloco F do CFH. Dúvidas, sugestões e críticas são sempre bem-vindas!
Texto: Melina Gonçalves, Amanda Vita e Luiz Leal.
Revisão: Arthur Nanni