Solos, agricultura ecológica e flutuação em sala de aula

03/11/2012 00:49

Ilyas e a parte experimental para reconhecimento da textura de solos.

Na última quarta-feira (31/10) acompanhei a aula do colega Ilyas Siddique, cidadão do mundo, que escolheu Florianópolis para ensinar agroecologia e permacultura. Neste semestre, o Ilyas repetiu o menu do semestre, anterior repassando aos alunos os conhecimentos de solos e agricultura ecológica.

Adicionalmente o Ilyas segue apoiando a realização do projeto final da disciplina e curso de extensão, junto a área destinada a agroecologia na fazenda da ressacada. Com o apoio de campo de outro colega, Marcelo Venturi, os alunos concluem o curso com a apresentação do projeto final de planejemento permacultural.

A mandala em espiral, as estações do ano, os ciclos climáticos e fases da lua, por Júlia Avila.

Eu quando estou como ouvinte sigo tomando meu chimarrão e, “certa feita”, ao passar a cuia, me deparei com o desenho da aluna Júlia Ávila, que estava sentada ao meu lado. Sabe quando você está assistindo aula, mas na verdade não está? Esse foi o caso naquele momento, pois a Júlia estava em completa flutuação, mas numa flutuação coerente, capaz de reunir vários conceitos da permacultura ensinados até aqui em um esboço à caneta. Uma reunião de padrões e ciclos muito claros. Neste momento penso que realmente vale a pena ensinar de forma sistêmica, pois por mais fragmentada que seja a visão do cartesianismo, é possível fazer com que os alunos sintetizem e agrupem informações como num passe de mágica (7 encontros semanais), expressando uma capacidade de visão que transcende o  que estamos acostumados a ver em sala de aula.