A 9ª turma de permacultures taí
A disciplina Introdução à Permacultura (GCN7938), uma iniciativa do NEPerma, acaba de certificar mais 20 novos permacultores. No total, 173 educandos se formaram pelo Núcleo em ações de ensino e extensão. Esta turma seguiu na mesma linha das anteriores, com participação de alunos da UFSC de diferentes cursos de graduação, dentre eles, geografia, biologia, design, agronomia e outros. Desta forma, o NEPerma confirma seu compromisso com a transdisciplinaridade na academia.
O projeto final de planejamento territorial desenvolvido pelos alunos do semestre 2016/1, envolveu o planejamento de um sítio unifamiliar em São Pedro de Alcântara na grande Florianópolis. A turma foi divida em três grupos, que apresentaram diferentes ideias em relatórios, mapas e maquetes digitais.
No próximo semestre as aulas acontecerão nas tardes das sextas e nosso âncora de turma será o permacultor Arno Blankensteyn.
Após a conclusão de mais esse PDC perguntamos aos educandos:
– O que é permacultura para você?
Veja algumas respostas abaixo…
Permacultura para mim é o desfrutar da liberdade observado na natureza. Liberdade de criar, pensar, agir, testar, errar, ousar, tentar, acertar, fomentar, lutar pelo o que acredita. É a simples e complexa conexão entre os seres vivos e menos vivos que faz encontrar propósitos e sonhos, não para alcançá-los necessariamente, mas para aproveitar a caminhada até eles…
Yasmin – Nutrição
AMOR
AMOR por si próprio. Raiane – geografia Permacultura é uma filosofia de vida que sempre respeita os seres vivos e o ambiente. Carina – agronomia Uma forma de viver autônoma e ao mesmo tempo coletiva, que busca cumprir as necessidades de sobrevivência – comida, bebida, lazer, vestimenta, espiritualidade, criatividade e ofício – de maneira harmônica com a natureza, considerando-se parte dela. É revolucionária por definição, e busca o viver em simbiose com o meio, aprendendo com ele e vivendo com ele. É um constante aprendizado, que coloca em xeque as noções mais básicas do sistema urbano-capitalista. Luiz – geografia A permacultura é a desconstrução do que fomos projetados para ser: escravos do sistema. Hoje, tudo isso se revela como um novo caminho, de muitas renúncias e sonhos. Não sei bem como será a partir de agora, mas sei que não consigo mais ver o mundo, as pessoas e a natureza da mesma forma. Hoje busco me planejar para que um dia tudo isso possa ser realmente parte da minha vida, e não apenas um sonho ou utopia Miriam – jornalismo Permacultura para mim é um estilo de vida onde existe o respeito às outras formas de vida e ao universo. É um resgate da união do ser humano com o seu meio Juana – biologia |
|
Permacultura, para mim, é uma maneira amorosa de se relacionar com o Isabella – eng. sanitária e ambiental Permacultura pra mim se tornou não só uma válvula de escape que eu utilizo para pensar e querer mudar os processos do mundo de forma utópica, como também uma válvula de pressão que me faz querer realmente mudar. Mudar começando com a mudança da mente, do que já consigo fazer… diminuir o consumo, olhar pro outro como amigo e não competidor, pensar nos problemas como soluções e assim por diante e logo após pensar na mudança externa, do que pode ser feito em harmonia com a natureza, usando os preceitos permaculturais de formas criativas, acessíveis…potencializando os ganhos, diminuindo as perdas. Cláudia – geografia A permacultura se trata de um resgate, um resgate sobre uma forma de conhecimento que foi deixado de lado pelo processo civilizatório dos últimos séculos. É aprender a fluir com a natureza e com ela seguir em frente, sem deixar rastros. Pedro – biologia Permacultura não é definição, é sentimento. Permacultura é a integração da sabedoria ancestral com o conhecimento científico e tecnológico para o desenvolvimento de processos sistêmicos e criativos, visando uma ocupação planetária responsável e harmoniosa com o ambiente. É saúde integral e qualidade de vida, em busca de um futuro possível. Com a permacultura, aprendi de que forma posso contribuir para a construção de um projeto de vida saudável e coletivo a partir do lugar de onde parto, trazendo uma bagagem nas costas; bagagem esta que vai ser diferente da de outras pessoas, e assim vamos aprendendo uns com os outros. Isis – geografia |