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Bosque de CFH: uma sala de aula viva
Publicado em 14/09/2018 às 10:54O Projeto de Recuperação e Educação Ambiental no Bosque do CFH realiza desde 2015 atividades que buscam contribuir para a recuperação ambiental e para a construção de um espaço didático de ensino, voltado à reintegração das pessoas aos ecossistemas.
Através de aulas, minicursos, mutirões e atividades em uma metodologia vivencial e teórico-prática, foram recebidos acadêmicos de diferentes cursos da UFSC e UDESC, tais como, Psicologia, Educação no Campo, Geografia, Artes Visuais, Jornalismo, Agronomia, incluindo a eclética turma da disciplina “Introdução a Permacultura”, que puderam somar o exercício do olhar na perspectiva agroecológica e permacultural às suas formações curriculares.
O projeto, ao contribuir para a formação de identidade do território do Bosque, entende esse espaço como de Recuperação e Preservação Ambiental, onde o elemento humano está presente, buscando potencializar a aplicação de seus saberes e fazeres à um espaço menos urbanizado, vivo e de convívio comunitário.Assim, o bosque pode ser entendido como um laboratório a céu aberto na UFSC. Uma extensão dos tradicionais espaços fechados de aprendizagem, voltado à Educação Ambiental onde conceitos como sucessão ecológica, desenvolvimento de solos, manejo de águas e cultivo de alimentos podem ser observados, experimentados e por fim, compreendidos. O vídeo mostra um pouco da aplicação desses conceitos, da prática de trabalho do Projeto e como o bosque pode ser utilizado quanto objeto de estudo.
Quer participar? Acesse a página do projeto no Facebook ou envie um e-mail para projetobosquecfh@gmail.com. Convide-se para os mutirões que ocorrem todas as sextas-feiras às 9h ou apareça na sala do NEPerma, que fica no sexto andar do Bloco F do CFH. Dúvidas, sugestões e críticas são sempre bem-vindas!
Texto: Melina Gonçalves, Amanda Vita e Luiz Leal.
Revisão: Arthur Nanni
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Projeto do Bosque é premiado em Brasília
Publicado em 30/08/2018 às 11:33Em 23 de agosto ocorreu a premiação do Projeto de Recuperação do Bosque do CFH no evento 7° Prêmio da Agenda Ambiental de Administração Pública (A3P) “Melhores Práticas de Sustentabilidade”, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Dentre mais de 70 projetos inscritos, o projeto da UFSC ficou selecionado entre 12 na categoria Uso e Manejo de Recursos Naturais.
O projeto de Recuperação do Bosque do CFH é uma iniciativa discente que existe desde 2014 e é coordenado pelo NEPerma em parceria com a Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC (CGA). As ações de recuperação desenvolvidas buscam melhorias na estruturação e fertilidade dos solos, incluindo desde o restabelecimento da cobertura vegetal, remoção de espécies vegetais exóticas (Eucalyptus e Casuarinas), plantio de sementes e mudas e de mata ciliar dos cursos d’água.
A premiação não apenas é uma forma de reconhecimento do empenho e das diretrizes adotadas no desenvolvimento do projeto, inclui também uma forma de reconhecimento da necessidade da quebra de antigos paradigmas, permitindo assim, uma abertura à novas pluralidades nos conceitos de recuperação e educação ambiental, sendo a permacultura e agroecologia amplamente utilizadas nesse processo.
O Prêmio A3P é uma iniciativa que busca reconhecer nacionalmente projetos que possam se tornar modelo de sustentabilidade e uso racional dos bens públicos e recursos naturais, impactando na qualidade de vida de quem faz mão destes serviços e gerando conscientização.
O Projeto segue suas atividades em constância com a lógica da permacultura, através da construção coletiva da recuperação ambiental do Bosque do CFH. Quer participar? Todas as sextas-feiras a partir das 9:00 ocorrem mutirões participativos no Bosque, é só chegar!
Leia mais no site do Ministério do Meio ambiente
Texto: Allisson Castro, Amanda Vita e Luiz Leal
Revisão: Arthur Nanni
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Permacultura na universidade
Publicado em 13/07/2018 às 11:51O NEPerma/UFSC, em conjunto com outros Núcleos de Estudos em Permacultura, que constituem a Rede NEPerma Brasil, estão articulando a campanha Permacultura na Universidade, que visa entender a demanda de pessoas interessadas e promover a criação de cursos de graduação em permacultura em instituições federais de ensino superior. A campanha traz alguns vídeos curtos que compartilham a opinião de docentes e técnicos administrativos das universidades acerca da proposta.
A pessoa que deseje fortalecer essa causa, precisa assinar o abaixo-assinado. Se você é uma delas, apoie esta iniciativa!
Se você chegou até aqui, mas ainda tem dúvidas sobre o que é permacultura, assista este vídeo.
Leia o Manifesto da Rede NEPerma Brasil para criação de cursos de permacultura em universidades.
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Permacultura na UFSC 2018/2
Publicado em 02/07/2018 às 19:42Aula de campo no sítio Igatu.
Em 2018/2 vai rolar mais um edição da disciplina Introdução à permacultura, que possui o mesmo currículo e carga horária de um Curso de Planejamento Permacultural (Permaculture Design Course – PDC). No próximo semestre, o PDC contará com 13 instrutores entre permacultores professores, técnicos, praticantes e agricultores convidados.
Neste período de matrículas procure pelo código GCN7938 – Introdução à permacultura e efetive sua matrícula, mesmo que o sistema acuse “sem vagas”. Os encontros ocorrerão nas tardes das terças-feiras e um total de 8 vagas adicionais serão definidas ao final do segundo encontro (2ª semana).
Estudante da UFSC deve efetivar sua matrícula na disciplina e comparecer nos dois primeiros encontros para acompanhar a definição do preenchimento das vagas. Para pessoas externas à UFSC, o procedimento é o mesmo e, se sobrarem vagas, haverá sorteio para ingresso de pessoas sem o vínculo institucional.
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Seleção de bolsista de estágio não obrigatório
Publicado em 25/02/2018 às 18:28A atuação do bolsista será em atividades do LAAm/Neperma
Coordenadora: Profa. Maria Helena Lenzi
Quantidade: 1 bolsa.
Seleção: 02/03 das 15h às 17h30 no LAAm/Neperma (6º andar Bloco F/CFH). Levar histórico escolar atualizado.
Quem pode se candidatar? Estudantes dos cursos de Geografia e Geologia (Departamento de Geociências) que cumpram os seguintes requisitos:
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Não ter FI no semestre anterior (2017.2).
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Ter IAA igual ou superior a 6.
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Ter cursado com aprovação a disciplina de Introdução à Permacultura (GCN7938).
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Não receber outra bolsa, exceto as de natureza sócio assistencial e não ter vínculo empregatício.
Programa de Atividades do Estágio (PAE) a ser cumprido pela(o) bolsista:
1 Participar das reuniões de planejamento; 2 Contribuir com os sites; 3 Gerenciar as inscrições nas atividades desenvolvidas pelo LAAm/NEPerma; 4 Fazer os contatos da Rede NEPerma Brasil, cuja coordenação é do NEPerma/UFSC; 5 Acompanhar o desenvolvimento de cursos e oficinas auxiliando participantes, professores e ministrantes; 6 Participar de grupos de estudos para subsídios teóricos e na elaboração de relatórios e publicações acerca das atividades do LAAm/NEPerma; 7 Participar de eventos científicos; 8 Efetuar o registro audiovisual das atividades; 9 Auxiliar no processo de criação do periódico científico Revista Brasileira de Permacultura. Apresentar relatório semestral.
Período de duração da bolsa: 06/03/2018 a 07/12/2018
Valor mensal da bolsa: R$ 364,00 + auxílio-transporte de R$132,00.
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Permacultura 2018/1
Publicado em 08/02/2018 às 09:54Visita da turma de 2017/2 a Ecovila São José em Florianópolis.
Em 2018/1 vai rolar mais um edição da disciplina Introdução à permacultura, que possui o mesmo currículo e carga horária de um Curso de Planejamento Permacultural (Permaculture Design Course – PDC). Oferecida desde 2012, a disciplina vem a cada semestre trazendo mais permacultores instrutores para tornar a formação cada vez mais plural.
Neste período de matrículas procure pelo código GCN7938 – Introdução à permacultura e efetive sua matrícula, mesmo que o sistema acuse “sem vagas”. Os encontros ocorrerão nas tardes das terças-feiras na sala CFH-302 e um total de 8 vagas adicionais serão definidas ao final do segundo encontro (2ª semana).
Estudante da UFSC deve efetivar sua matrícula na disciplina e comparecer nos dois primeiros encontros para acompanhar a definição do preenchimento das vagas. Para pessoas externas à UFSC, o procedimento é o mesmo e, se sobrarem vagas, haverá sorteio para ingresso de pessoas sem o vínculo institucional.
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NEPerma certifica mais permacultores
Publicado em 04/01/2018 às 23:00A 12ª turma. Jonas, Aline, Cibele, Jonathan, Grabiela, Mayara, Francisco, Alexandre, Julia, Fabricio, Amanda, Gabriel, João Pedro, Bianca, Larissa, Ranieri, Jonas e Daniel. Os instrutores permacultores Arno, Piteco, Marcelo e Maria Helena que acompanharam a certificação da turma.
A 12ª turma de permacultores certificados pelo NEPerma no semestre de 2017/2, mostrou mais uma vez que estudantes de diferentes cursos de graduação da UFSC, estão buscando na permacultura, respostas para uma formação em nível superior, que seja capaz de formar pessoas plenas, através do empoderamento proporcionado pela inter-multidisciplinaridade da permacultura.
Um total de 11 instrutores compartilharam participaram da certificação desses 18 novos permacultores, cujo número revela que a maior parte dos estudantes que nela ingressam, a concluem com êxito, mostrando a importância de sua inserção nos currículos profissionais.
Como de praxe, colhemos alguns depoimentos a respeito das impressões a respeito da permacultura. Confira abaixo.
“A permacultura veio num ótimo momento, tanto da minha vida quanto do meu curso. Foi uma das melhores coisas desse semestre. Pude ver e viver coisas, pessoas e situações diferentes e agradáveis. Agora tenho mais consciência e conhecimento de algo que já admirava.
Com os ensinamentos que foram passados e os que ainda vou adquirir sobre essa bela arte de educar para uma vida mais harmônica, pretendo seguir estudando, pesquisando e aplicando os conhecimentos da permacultura ao longo da minha vida. Quero poder passar adiante os aprendizados e fazer com que as pessoas a conheçam.
Vejo a disciplina com ótimos olhos ainda mais nessa ideia interdisciplinar com pessoas de vários cursos e conhecimentos diferentes.”
Amanda Vita – Geografia
Ao meu ver a permacultura é parte de uma cultura que enfatiza o respeito à natureza, que promove problematizações e reflexões sobre a forma como lidamos com a própria vida e com tudo o que está ao nosso redor. Tal cultura permanente e transformadora me remete a algo que considero como um resgate de relações que estão cada vez mais comprometidas pelos interesses das forças dominadoras. Sendo também um caminho que nos aponta a possibilidade de contar com uma condição de vida mais digna e de qualidade num futuro próximo.Através dela é possível pensar sobre a forma como estamos ocupando nosso lugar neste planeta e, através do exemplo e de práticas sustentáveis estabelecer acordos com com uma realidade diferente da qual nos é imposta. Com a permacultura eu percebo uma realidade cada vez mais perpassada por potências de vida e abundância, uma experiência que põe em evidência o equilíbrio e a harmonia do ser humano com os recursos naturais, com o outro e consigo mesmo.
O curso é excelente! Penso que deveria ser uma disciplina obrigatória em todos os cursos da universidade, das escolas e de todos os espaços informativos possíveis, um conhecimento básico que deveria alcançar a maioria das pessoas da nossa sociedade.
Cibele Marques – Psicologia
“A permacultura, de forma simplista, é uma forma de rever as próprias atitudes perante o mundo, agredindo cada vez menos o meio ambiente e cuidando das pessoas. Sendo assim, garantindo sustentabilidade do planeta e da vida humana para as próximas gerações.
A permacultura vai me orientar em diversas ações para as próximas etapas da minha vida, evitando cada vez mais o desperdício e a degradação dos recursos naturais.
Sou grato por todas as informações compartilhadas, pois até o momento, em toda minha vida acadêmica, nunca se discutiu tantas soluções para problemas ambientais e sociais.”
Jonathan Santos – Geografia
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NEPerma e Igatu apresentados em PDC da Austrália
Publicado em 28/11/2017 às 23:30Arthur Nanni apresentando a palestra “Permaculture in southern Brazil”.
A história do NEPerma se confunde com a do Sítio Igatu, que iniciou suas atividades em 2011 para ser um local de testes e ensaios de tecnologias sociais aplicadas ao planejamento em permacultura. Com o tempo, 0 Sitio Igatu passou a ser informalmente o laboratório de experiências que provém conteúdo à disciplina “Introdução à permacultura”, ofertada desde 2012 pelo curso de Geografia da UFSC. Logo após, em 2013, as ações de pesquisa e extensão iniciadas através da criação do NEPerma passaram também a considerar a área do sítio como espaço demostrativo, oferecendo aos participantes de cursos, um espaço para praticar e reforçar os conhecimentos compartilhados em sala de aula.
A história do Sítio Igatu foi contada através da palestra “Permaculture in southern Brazil”, que foi apresentada no Curso de Planejamento em Permacultura (PDC), oferecido no mês de novembro pelo Centro de Aprendizado em Permacultura Food Forest, sediado na cidade Gawler no estado da Austrália do Sul. O centro é uma referência em permacultura na Austrália, que acumula mais de 30 anos de experiência da família Brookman.
Na palestra, o permacultor/professor Arthur Nanni, apresentou como é pensado o planejamento em permacultura para pequenas propriedades rurais do sul do Brasil, levando em consideração estratégias de desenvolvimento de baixo impacto em climas úmidos subtropicais. Além disso, foi também abordado o uso Sistemas de Informações Geográficas livres aplicados ao manejo permacultural de pequenas propriedades rurais.
Graham Brookman, Arthur Nanni e Keri Chiveralls no centro de aprendizado Food Forest.
O PDC oferecido pelos Brookman segue o currículo internacionalmente reconhecido, que certifica os participantes como permacultores, tal como faz o NEPerma em sua disciplina. O curso contou com a participação de mais de 10 instrutores em permacultura, que contribuíram de forma plural para enriquecer esta formação. Um dos destaques do curso, foi a participação de David Holmgren, co-criador do conceito de permacultura, reconhecido mundialmente por seus livros, que são frutos de muita bagagem teórica e prática.
Texto: Arthur Nanni
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Recuperação do bosque da UFSC foi oficina na SEMAGEO desse ano
Publicado em 27/10/2017 às 08:27Luiz Leal, permacultor e bolsista do projeto, explicando aos participantes às técnicas de recuperação por meio de Sistemas Agroflorestais dentro do planejamento por zonas energéticas da permacultura.
O NEPerma ofereceu durante a 38ª Semana Acadêmica de Geografia da UFSC a oficina “Introdução à Recuperação Ambiental e ao Manejo Agroflorestal do Bosque da UFSC. A oficina foi ministrada por Luiz Leal, Mel Gonçalves e Maria Helena Lenzi.
Na oficina, os participantes puderam compreender melhor o planejamento de espaços pensado através da lógica da permacultura, suas zonas energéticas e distribuição de elementos na paisagem. Essas estratégias possibilitam a recuperação de ambientes por meio de técnicas que, uma vez integradas, conduzem a uma maior efetividade do processo.
O projeto de recuperação ambiental teve início em 2014 e é uma iniciativa de acadêmicos de diferentes cursos da UFSC, que conta com a coordenação compartilhada do NEPerma e da Gestão Ambiental.
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Permacultura no IFC e no ENANPPAS
Publicado em 04/10/2017 às 09:11Permacultora Iana Couto no IFC Rio do Sul.
Em comemoração ao dia da Agroecologia, o Instituto Federal Catarinense realizou no dia 03/10 um circuito de atividades em seu campus em Rio do Sul. Dentre elas, o evento contou com a palestra Permacultura e Sociedade: rompendo estruturas para uma consciência socioambiental, que foi proferida na abertura do evento pela permacultora e Assistente social Iana Couto, do NEPerma-UFSC. Na ocasião, os estudantes do IFC puderam compreender melhor os potenciais da Permacultura para a promoção de mudanças sociais que visem a melhoria da qualidade de vida. Esta é a segunda participação do NEPerma no IFC de Rio do Sul. Na primeira vez Arthur Nanni fez a abertura do evento com a palestra “Introdução à permacultura” em 2013.
Já durante o Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ENANPPAS) realizado na UFRN em Natal, Iana Couto apresentou o trabalho Cuidando da zona -1: uma nova abordagem para sociedade e permacultura. A palestrante falou a respeito das possibilidades da utilização de uma perspectiva, centrada em questões éticas de relação entre humano e natureza no ensino da Permacultura, tendo como exemplo o trabalho realizado na disciplina de Introdução a Permacultura, vinculada ao NEPerma-UFSC.