Concluído o 2º CPP para academia

21/02/2020 14:40

Donizete e os colegas na prática com o pé-de-galinha.

O NEPerma/UFSC em parceria com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV), concluiu na última semana, a segunda edição do curso de planejamento em permacultura (CPP). A primeira edição desse curso ocorreu em Florianópolis em 2017 e formou 14 permacultores/as.

Organizado pelos professores Arthur Nanni (UFSC) e Josarlete Soares (UFV), o curso teve duração de 72horas e contou com 4 instrutores, incluindo os permacultores Roberto Goulart (UFV), Luiza Valente (UFF) e Jefferson Mota (Sítio Igatu). Nessa edição o curso formou mais 19 permacultores entre servidores professores, técnicos e alunos de pós-graduação.

Roberto Goulart e a aula de Arquitetura e Permacultura no DAU/UFV.

Focado no público acadêmico, o CPP apresentado é uma formação básica em permacultura onde são também transmitidos métodos pedagógicos de ensino de permacultura voltados ao ensino superior, buscando estimular professores e técnicos, a estabelecerem ações de ensino e extensão na temática da permacultura.

Dentre os resultados do CPP, podemos destacar a agregação desses novos colegas à Rede NEPerma Brasil, que congrega núcleos e ações em permacultura vinculadas à instituições de ensino superior pelo país. Além disso, a Rede elencou foco em algumas frentes de popularização da permacultura, como disciplinas aplicadas a cursos de graduação e pós-graduação já existentes, apontou a criação de projetos com parceria entre diferentes instituições, a criação de novos núcleos e a confecção de mais materiais de ensino da permacultura, nos mais diversos níveis de aprendizado.

Concluintes da 2ª edição do CPP para academia no dia de campo junto ao ISAViçosa.

Uma nova edição do CPP está prevista para 2022 e será organizado pela Universidade Federal Fluminense. Já se encontra aberto o formulário de intenção de participação.

Texto: Arthur Nanni

Revisão: Luiza Valente, Josarlete Soares

Tags: CPPCPP para academiaPDCPermacultura na academia