Extensão

2014 – atual – Projeto de Recuperação Ambiental do Bosque do CFH por meio da implantação de Sistema Agroflorestal: A proposta de recuperação ambiental do bosque é uma iniciativa da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC em parceria com o NEPerma e a Comissão de Revitalização do bosque do CFH. O objetivo é aliar a recuperação das áreas degradadas à produção de alimentos através da implantação de agroecossistemas planejados segundo a filosofia da permacultura. Além disso, busca-se promover atividades de educação ambiental crítica.

2016 – 2016 – PermaChico: Formação Fransciscana em Permacultura: Iniciativa da província franciscana São Lourenço de Brindes, coordenado pelo servidor agrônomo Marcelo Venturi. Objetiva uma formação permacultural para visão ecológica de seus estudantes seminaristas em Botiatuba, Almirante Tamandaré, PR, nos moldes do Curso de Planejamento Permacultural (PDC), com duração de sete encontros presenciais e mais conteúdos compostos por textos, vídeos e exercícios à distância, com carga horária total de 120 horas.

2014 – 2016 – Terra PermanenteA etapa de extensão do projeto Terra Permanente busca capacitar multiplicadores em técnicas de produção orgânica de alimentos propostas pela permacultura e entender, como estas podem contribuir para melhorar a vida de agricultores familiares em cinco municípios da grande Florianópolis. O projeto contará com a realização de dois cursos, sendo um presencial e outro à distância nos moldes do Curso de Planejamento Permacultural (PDC).

Responsável: NEPerma

2013 – 2014 – Permacultura na escola– Em parceria com a Escola Básica Maria Conceição Nunes o projeto pretende difundir uma cultura ecológica de respeito ao ambiente e demais seres vivos através de uma visão holística capaz de relacionar questões socioambientais. Especificamente, o projeto busca implementar práticas permaculturais na escola e envolver a comunidade escolar, capacitando e empoderando seus professores e alunos. O projeto conta com uma bolsista formada pelo Curso de Planejamento Permacultural (PDC) e um representante da escola que receberá os ensinamentos do PDC para seguir aplicando-os na escola e comunidade.

Responsável: NEPerma

2012 – 2013 – Curso de Planejamento Permacultural – Projeto coordenado pelo professor Arthur Nanni. É baseado no curso internacional PDC (Permacultural Design Course)  e está vinculado à disciplina “Introdução a Permacultura”, oferecida pelo Departamento de Geociências. O curso tem carga horária de 72 horas e conta com atividades práticas de campo, visitas técnicas a propriedades permaculturais e realização do projeto de planejamento permacultural para obtenção do certificado de conclusão do PDC.