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Permacultura no semestre 2021/2
Publicado em 16/09/2021 às 11:55No próximo semestre (2021/2) a disciplina “Introdução à permacultura” será ofertada através do ensino remoto. Na matrícula, entre 30 de setembro e 4 de outubro os alunos interessados em cursá-la, deverão buscar pelo código EDC1476. A disciplina não possui pré-requisitos e está aberta a todos/as educandos/as da UFSC. Servidores docentes e técnicos que desejarem cursar como ouvintes deverão entrar em contato através do e-mail
Ouvintes externos devem procurar por ações de extensão, como o Curso de Fundamentos da Permacultura.
Seguindo a lógica de seleção, o sistema de matrículas da UFSC priorizará os alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo e depois aqueles vinculados a outros departamentos.
As aulas ocorrerão de forma mista incluindo momentos assíncronos e síncronos nas tardes das quartas-feiras. Estão previstas duas aulas assíncronas que trarão roteiros de campo em substituição às aulas práticas que não poderão ser realizadas em virtude do distanciamento social.
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Curso de extensão “Fundamentos da Permacultura” em outubro de 2021
Publicado em 08/08/2021 às 20:06Em outubro de 2021 será oferecido o curso de extensão sobre os fundamentos da Permacultura, totalmente on-line, com videoaulas assíncronas e roda de conversa síncrona (ao vivo) nas terças-feiras das 18 as 19h. O curso iniciará no dia 12 de outubro e tem programação para oito semanas de atividades, encerrando dia 30 de novembro. Haverá emissão de certificado para os participantes.
As inscrições foram realizadas de 08 a 24 de setembro.
Lista de selecionados Curso Permacultura 2021
É necessário a confirmação da vaga em até 48 horas pelo e-mail
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Permacultura em prosa visita o Sítio Igatu
Publicado em 06/08/2021 às 19:15Nesse episódio, o Permacultura em prosa visita o Sítio Igatu, unidade de vida de uma família em São Pedro de Alcântara/SC. A unidade de vida nasceu em 2010 a partir da necessidade de reconexão de Arthur e Grasiela com a natureza. Hoje, cultivam alimentos, água e crianças saudáveis.
Na entrevista o casal traz um histórico de suas primeiras ações permaculturais no Sítio Ecoextrema em Porto Alegre, passando pelas estratégias de planejamento do espaço do Sítio Igatu e sobre como a área se tornou um espaço de experimentos do NEPerma/UFSC, indo até às relações comunitárias em uma pequena cidade.
Conheça um pouco mais sobre o Sítio Igatu assistindo a mais esse episódio.
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Permacultura em prosa visita o Sítio Silva em Anitápolis
Publicado em 04/07/2021 às 12:38Nesse episódio o Permacultura em prosa visita o Sítio Silva, unidade de vida da família homônima que é referência em permacultura Santa Catarina/Brasil. A unidade de vida nasceu em 2002 a partir da confiança da família nos processos de produção de alimentos e convívio harmônico com a natureza. A cada palavra, Jorginho nos traz o desafio de pensar uma nova realidade de vida, pautada nas éticas da permacultura.
Nós do NEPerma/UFSC somos muito gratos em ter a família como parceira no ensino de tantas e tantas turmas de estudantes que participaram do curso de planejamento em permacultura conosco desde 2012. Com esse relato esperamos contribuir com uma vida longa a esse belo e respeitado trabalho.
Para conhecer o Sítio Silva (quando acabar a pandemia), visite o site da Acolhida da Colônia.
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Permacultura em prosa visita à estação de permacultura Moinhos de Luz
Publicado em 25/06/2021 às 19:49Nesse episódio, o Permacultura em prosa visita à Estação de permacultura Moinhos de Luz em Rio Fortuna/SC, onde vive a família Souza, que se dedica a agricultura agroecológica e permacultura. A conversa com o jovem casal Reinal do e Stefanie nos traz um pouco sobre como é a rotina de vida de uma família que vive a lógica da permacultura.
A Estação Moinhos de Luz nasceu da vontade de colocar em prática uma proposta de mudança no modelo de produção agrícola. Utilizando a permacultura e agrofloresta, em 2014 a produção começou procurando aumentar a sustentabilidade da propriedade, reviver o solo e manter uma relação saudável com a natureza gerando renda para a família.
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Introdução à permacultura retorna no remoto
Publicado em 12/05/2021 às 10:50No próximo semestre a disciplina “Introdução à permacultura” será ofertada através do ensino remoto. Na matrícula entre 20 e 24 de maio os alunos interessados em cursá-la deverão buscar pelo código EDC1476. A disciplina não possui pré-requisitos e está aberta a todos/as educandos/as da UFSC.
Seguindo a lógica de seleção, o sistema de matrículas da UFSC priorizará os alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo e depois aqueles vinculados a outros departamentos.
As aulas ocorrerão de forma mista incluindo momentos assíncronos e síncronos nas manhãs dos sábados. Estão previstas duas aulas assíncronas que trarão roteiros de campo em substituição às aulas práticas que não poderão ser realizadas em virtude do distanciamento social.
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Permacultura no sistema alimentar
Publicado em 29/04/2021 às 00:00Yasmin Monteiro e Arthur Nanni trazem uma prosa sobre permacultura e sua relação com o desenvolvimento da segurança alimentar e nutricional. Como a permacultura pode ser aplicada na produção, processamento, comercialização, consumo e descarte de alimentos para gerar ciclos de vida, ao invés de cadeias lineares de produtividade? O papel da sociobiodiversidade e das redes autogestionáveis na garantia do direito à alimentação adequada, saudável e sustentável. Acompanhe conosco as éticas e os princípios da permacultura utilizados em experiências exitosas de soberania alimentar ao redor do mundo. A conversa foi gravada para ser apresentada na 3ª edição do Congresso Brasileiro Online de Comportamento Alimentar, Alimentação e Saúde.
O projeto Permacultura em prosa é uma iniciativa de extensão do NEPerma/UFSC e da Rede NEPerma Brasil em parceria com o Departamento de Educação do Campo da UFSC. Assista outros episódios em nosso canal no YouTube.
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Agroflorestinha – ensinando autonomia e sustentabilidade
Publicado em 28/03/2021 às 00:07O Permacultura em prosa traz Jefferson Mota e Arthur Nanni em uma prosa sobre uma nova metodologia de ensino sobre Sistemas Agroflorestais a partir de uma ferramenta lúdica – porém sem deixar de lado a “complexidade” existente em sistemas agroflorestais. Desenvolvida a partir das observações e práticas do agrônomo, o sistema Agroflorestiha compreende uma dinâmica forma ensino e aprendizado, que permite compreender arranjos de produção de alimentos visando a estabilidade agroecológica por meio da diversidade de espécies que podem ser colhidas num espaço de tempo entre 1 mês a até 20 anos ou mais.
O projeto Permacultura em prosa é uma iniciativa de extensão do NEPerma/UFSC e da Rede NEPerma Brasil em parceria com o Departamento de Educação do Campo da UFSC. Assista outros episódios em nosso canal no YouTube.
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Permacultura, campo, produção e sustentabilidade
Publicado em 24/02/2021 às 20:26Nesse episódio do Permacultura em prosa, o NEPerma em parceria com o podcast No Ar da Unicamp, traz uma conversa com o professor Arthur Nanni sobre permacultura, campo, produção, sustentabilidade. Na entrevista, Waldir Rodrigues conduz perguntas sobre a temática da inserção da permacultura no ensino público brasileiro e sobre as relações entre a permacultura e direitos humanos.
O projeto Permacultura em prosa é uma iniciativa de extensão do NEPerma/UFSC e da Rede NEPerma Brasil em parceria com o Departamento de Educação do Campo da UFSC. Assista outros episódios em nosso canal no YouTube.
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UFSC e EPAGRI lançam nota técnica sobre resíduos sólidos rurais
Publicado em 11/12/2020 às 12:51Zonas energéticas para resíduos sólidos rurais.Parceria entre permacultores do Núcleo de Estudos em Permacultura / UFSC (NEPerma/UFSC) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI/SC) a nota técnica Resíduos Sólidos Rurais aborda a necessidade de mudarmos a tradicional abordagem centralizada de gestão dos resíduos sólidos, para um novo paradigma, onde a proatividade através da participação cidadã, esteja presente e seja pensada a partir da escala de percepção do indivíduo, da sua unidade rural ou mesmo, da comunidade que o abriga, permitindo que o mesmo possa entender como se dá o processo de gerenciamento, bem como, possa estabelecer estratégias de resoluções efetivas para a gestão.
Escrito com termos de fácil compreensão, a nota traz em seu conteúdo um novo entendimento sobre os resíduos sólidos, onde é necessário pensarmos em transformar, encaminhar, recusar, repensar, reciclar e aproveitar resíduos como recursos. O documento conta com uma série de links e imagens que facilitam a compreensão da proposta de gestão descentralizada e de escala local/comunitária.
Transformar, encaminhar, recusar/repensar, reciclar e aproveitar. Novas possibilidades de entendimento sobre resíduos sólidos rurais.
Estruturada de forma sistêmica, a nota foi pensada para ser aplicada a qualquer unidade rural familiar, seja ela convencional, orgânica, agroecológica ou permacultural. Para tal, os pesquisadores apresentam a aplicabilidade da lógica de planejamento da permacultura, onde problemas podem e devem evitados, ou mesmo, serem reconhecidos como oportunidades.
Um mapeamento detalhado sobre os resíduos comumente presentes na unidade rural resultou em um mapa conceitual que abrange: contaminantes, insumos, metais, mistos, orgânicos e papel, plásticos, tecidos e vidros. Para essa gama de materiais são propostas, onde possível, alternativas de substituição, transformação e/ou aproveitamento.