Especialização em permacultura na UFSC iniciará atividades em março

17/02/2023 19:00

Local de origem das inscrições. Base: OpenStreetMap.

A edição 2023 da Especialização em permacultura, ofertada pela Rede NEPerma Brasil em parceria com o NEPerma/UFSC e o Departamento de Arquitetura da UFSC iniciará suas atividades em março próximo.

O curso registrou 85 inscrições para as 30 vagas ofertadas. A origem das inscrições mostrou uma esperada regionalização à  SC, visto que o curso será presencial, mas também uma demanda de interessados de outros estados, sobretudo da região Sul. Praticamente a metade dos inscritos já possui algum tipo de pós-graduação, nos mais diferentes níveis de aperfeiçoamento.

Dos selecionados, metade são professores, em sua maioria da rede pública de ensino fundamental, mas também há professores universitários. O grupo – constituído 2/3 de mulheres – conta ainda com alunos autodeclarados pardos, pretos e indígenas.

Proporção de inscritos por sexo Feminino e Masculino.

As atividades da especialização ocorrerão em encontros mensais, junto ao Departamento de Arquitetura da UFSC, no campus Trindade em Florianópolis e incluem atividades teóricas e práticas com visitas técnicas de campo em unidades rurais e urbanas planejadas sob a lógica da permacultura.

Essa edição contará com professores de diversas instituições federais de ensino superior, sendo a maioria da UFSC, seguido da UFCA, UNIRIO, UFOPA, e IFC Rio do Sul. A Especialização em Permacultura é um curso não-regular, ofertado dentro das possibilidades de organização da Rede NEPerma Brasil e do NEPerma/UFSC.

Gostou dessa iniciativa? Gostaria de ver mais permacultura em universidades e institutos federais? Assine o abaixo-assinado da Rede NEPerma Brasil em prol da criação de cursos de graduação em permacultura.

Tags: Especialização em permacultura